My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

VOCÊ SABIA QUE O PILATES TAMBÉM PODE AJUDAR A DIMINUIR A GORDURA CORPORAL?



A busca pela saúde é muito importante e sempre será. Porém, atualmente somos bombardeados por informações de todos os lados e na maioria das vezes elas trazem alguns modismos. Há uma tendência em seguir o que pessoas famosas estão fazendo e isso sem dúvida não é o ideal para todas as pessoas e também não significa que são atitudes saudáveis. Dentro dessa busca pela saúde há uma certa confusão entre beleza e saúde, como se fosse necessário a presença de um padrão de beleza, para que a saúde também esteja presente. Por isso, atualmente os exercícios mais procurados são aqueles que prometem resultados rápidos e que esculpem o corpo para que fiquem musculosos e com o mínimo de gordura corporal. Algumas pessoas seguem dietas e programas de exercícios extremamente rígidos e sacrificantes. Sem dúvida, os resultados ocorrem, mas não para todos os praticantes e seguidores. Para muitos o programa de exercícios termina em uma lesão ou a dieta termina com uma enfermidade adquirida. Se não, ambos terminam porque o sacrifício é muito grande e a desistência é inevitável. O mais interessante disso é que, os modismos passam e apenas o que realmente pode ajudar é que fica.

Esse é o caso, por exemplo, do Pilates e/ou Mat Pilates. Esse método foi desenvolvido há muitos anos e continua sendo muito bom e saudável. Um artigo recém publicado1 traz alguns dados muito interessantes sobre o Pilates e as alterações corporais induzidas pelos exercícios. Nesse estudo foi analisado como os exercícios de Pilates podem melhorar o alinhamento postural e a composição corporal de mulheres de meia idade.

Os exercícios de Pilates focam músculos que não são muito utilizados em atividades diárias, sem a necessidade de corridas ou grandes movimentos. Esses exercícios podem melhorar as funções corporais e força muscular e, ao mesmo tempo corrigir a postura corporal, melhorar a fadiga, as dores musculares, dor nas costas, nos ombros, no pescoço e diminuir o estresse. Tudo isso leva a uma maior estabilidade corporal.

Nesse estudo, todos esses pontos foram avaliados e também se houve ou não diminuição da gordura na região abdominal. As mulheres que participaram desse estudo obtiveram uma melhora na postura e alinhamento corporal e desenvolveram mais força muscular, principalmente nos músculos mais profundos. O que também foi obtido com os exercícios de Pilates, foi uma diminuição na quantidade de gordura abdominal.

Isso nos mostra fatos muito importantes. O primeiro é que os exercícios podem diminuir a quantidade de gordura corporal e trazer muito benefícios, mesmo sem uma dieta alimentar rigorosa. Mostra também que a manutenção da postura pode e atua na diminuição da gordura na região abdominal. E ainda podemos entender que a ação dos exercícios na melhoria da saúde e da qualidade de vida não está necessariamente ligada à grades sacrifícios em academias e parques.

Effect of mat pilates exercise on postural alignment and body composition of middle-aged women J Phys Ther Sci. 2016 Jun; 28(6): 1691–1695. Hyo Taek Lee, PhD,1 Hyun Ok Oh, PhD,2 Hui Seung Han, MS,3 Kwang Youn Jin, PhD,4 and Hyo Lyun Roh, PhD, PT5,*


Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato