My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

VOCÊ ESTÁ BEM VESTIDO PARA FAZER EXERCÍCIOS?



Atualmente a importância da moda para as roupas é realmente grande. E claro, como não poderia deixar de ser, para fazer exercícios também tem moda. Mas você sabe se está apenas na moda ou se está vestido(a) de forma correta para fazer exercícios?

Para saber não basta comprar roupas e equipamentos caros, vistos em propagandas lindas com pessoas mais lindas ainda em locais paradisíacos. Para saber é necessário entender um pouco como funcionamos.

Durante muito tempo era “moda” se enrolar em sacos de plásticos para fazer exercício, ou usar roupas bem quentes. Tenho que admitir que aqui nos Estados Unidos vejo isso diariamente. Existem até sites que vendem essas roupas promentendo emagrecimento! Acredito que aqui isso aconteça mais que no Brasil porque não há um curso de graduação em Educação Física. Então a preparação dos treinadores é mais precária, e também não há professores de sala nas academias.

Sem dúvida essa é uma prática ineficaz e perigosa. Ineficaz porque a única coisa que ela produz é um aumento da temperatura corpórea e uma sobrecarga do organismo produzindo mais suor. Ao final da sessão de exercícios se a pessoa se pesar, medir a sua massa, ela terá diminuído. Isso porque água pesa e o suor é constituído basicamente de água. Mas não houve perda de gordura nessa proporção, houve grande perda de água apenas. Depois de algum tempo com a reidratação o peso volta a aumentar. E a gordura continua a mesma...

Vale lembrar que suar não é emagrecer, suar é um mecanismo de manutenção de temperatura e a gordura não entra nesse processo.

Nós humanos somos seres que mantemos a temperatura corpórea constante, próxima a 36,5°C. Sendo assim, se a nossa temperatura começar a aumentar vamos começar a suar para diminuir a temperatura. Acontece que se nós não facilitarmos esse processo, ou ao contrário, se nós atrapalharmos esse processo a temperatura não ficará adequada e nós vamos diminuir o desempenho. Vamos fazer menos exercício. Seja menor intensidade ou seja menos tempo.

Isso implica em pelo menos duas coisas muito importantes. A primeira é que poderia haver uma maior utilização de calorias para se fazer mais tempo de exercício, ou exercício mais intenso. Traduzindo, poderíamos emagrecer mais se fizéssemos mais exercícios.

Outra é que se não conseguimos fazer exercícios mais intensos ou por mais tempo, não aumentamos nosso desempenho e não evoluímos nos exercícios. Essas duas consequências atrasam o processo de emagrecimento. Se o objetivo é emagrecer, seria interessante fazer tudo para que o processo se torne cada vez mais fácil e permanente. Para isso, melhorar o desempenho trará como consequência mais tempo de exercícios e mais intensidade também. Logo mais energia usada, maior o emagrecimento.

Existe ainda o risco de hipertermia, ou seja, a elevação da temperatura corpórea à níveis perigosos. Como disse, o suor tem a função de diminuir a temperatura do corpo. Para isso ele precisa evaporar, mas se a pessoa está envolvida em sacos de plástico ou cheia de roupas de inverno, não haverá essa evaporação e por isso a temperatura não diminui. Na verdade, a temperatura vai aumentando cada vez mais e pode sim ficar perigosa.

Por isso a escolha da roupa adequada para os exercícios é fundamental. Essa roupa deve ser escolhida de acordo com a temperatura e a umidade do ar. Quanto mais quente e úmido mais leve tem que ser a roupa. O pior clima para o treino, com relação à manutenção de temperatura corpórea, é calor e umidade relativa do ar alta. Nessas condições o suor tem dificuldade em evaporar. Se o local que você treina é quente e úmido, diminua a intensidade, ou o tempo do exercício. Poderá ainda treinar com intervalos de descanso para que a temperatura volte ao normal a cada intervalo. Use e abuse da reidratação e molhe seu corpo se possível. Prefira as primeiras horas da manhã se o treino for intenso.

A roupa deverá ser leve e de cor clara se for feito treino ao ar livre. Ela ainda deve ter como característica a facilitação da evaporação do suor. Procure tecidos que não sejam impermeáveis, dê preferência aos tecidos de trama larga, ou mesmo com furos. Se a roupa é mais ou menos bonita, ou mais ou menos na moda, sem dúvida não vai influenciar nos resultados de desempenho e emagrecimento. Bom treino!

Visite meu site e faça uma assinatura. Você receberá anúncios de promoções e atualizações de seu interesse.

Dra. Ivani Manzzo

Health Coach & Exercise Physiologist

www.myclickcoach.com


Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato