My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

SOU OBESO E SOU FELIZ DESDE QUE ASSUMI MEU CORPO



O nosso papo hoje é sobre essa frase. Vamos pensar um pouco e nos perguntar quantas vezes a ouvimos... (tempo para pensar…) A pergunta que eu faço é simples. Se isso ocorreu, o que você disse diante dessa afirmação? Ficou calado e sorriu? Respondeu; “é isso que importa”? Ficou sem ação? Concordou?

Vou mudar a situação, ok? A frase agora é “Sou cardíaco, hipertenso e diabético, meus joelhos e tornozelos doem muito, mas sou feliz desde que assumi minhas enfermidades”. Está um pouco mais difícil de ficar calado agora? Está mais difícil de responder: “é isso que importa”?

Vou propor uma outra situação. Um amigo ou amiga está rouco. Depois de uma semana vocês se encontram novamente e a rouquidão está mais grave. Mais um tempo se passa e quando você o (a) encontra novamente ele (a) está sem voz. Você aconselharia seu amigo ou amiga a procurar ajuda profissional? Faria um comentário do tipo, “nossa você está piorando precisa se tratar”? Agora parece mais fácil que isso possa acontecer não é mesmo? Por que não agiu assim com relação a obesidade?

Chegamos ao ponto. Obesidade não é considerada enfermidade pela maioria das pessoas. A obesidade é avaliada como algo estético. Os padrões de beleza atuais não aceitam a obesidade. Mas realmente não é o padrão estético que importa e sim o fato da obesidade ser uma enfermidade. A maioria dos obesos desenvolve cardiopatias, hipertensão, diabetes e ainda existem muitos outros fatores de risco. Mas este não é o objetivo agora.

O objetivo é entender que enquanto a obesidade for considerada e tratada como algo fora dos padrões de estética, não haverá solução. Não haverá solução porque os obesos não irão procurar ajuda profissional para a enfermidade. Irão procurar situações milagrosas, como uma cápsula por dia que promete efeito em duas semanas. Chás dos índios do centro de lugar algum. Receitas com alimentos extremamente exóticos e difíceis de encontrar. As misturas então realmente são muito criativas! E basta você ingerir aquela semente, aquela folha, aquela raiz que TUDO vai se resolver. Sem precisar mudar mais nada!

A maioria dos obesos já tentou uma infinidade de dietas diferentes. Mas não tentou mudar a si próprio. Não tentou olhar para si e encontrar o que está HABITUALMENTE fazendo de errado. Não tentou se perguntar simplesmente por que é importante emagrecer?

Na minha opinião a solução está em um trabalho em equipe e nessa equipe o principal responsável é o obeso. Como a obesidade é uma enfermidade multifatorial, (isso quer dizer causada por vários fatores diferentes). Essas diferentes causas devem ser analisadas e tratadas por diferentes tipos de profissionais para que o sucesso seja definitivo. Emagrecer apenas não resolver. É preciso permanecer magro.

O Personal Nutrition Group - PNG® tem esse objetivo junto com o obeso. O Health Coach dá o suporte e acompanhamento necessário para as grandes mudanças, a fisiologia auxilia no entendimento do funcionamento do organismo. Estes associados a uma boa nutrição e exercícios físicos podem sim solucionar o problema da obesidade.

Dra. Ivani Manzzo

Health Coach & Exercise Physiologist

www.myclickcoach.com


Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato