My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

POR QUE NO INÍCIO DE UM “REGIME” EMAGRECEMOS MAIS E DEPOIS “ESTACIONAMOS”?



Acho que todos que já fizeram dietas devem ter percebido que no início parece que tudo vai acontecer como um milagre. Agora vai! E de repente vai ficando mais lento, mais lento e tudo parece tão difícil novamente. Onde foi que eu errei?

Existem algumas explicações para isso. Não vou abordar todas.

Uma delas é que quando iniciamos um programa de dieta estamos muito animados e nem percebemos que além das “instruções” da dieta, por nossa conta temos atitudes paralelas que contribuem para o emagrecimento. A sobremesa já não é tão importante, eu consigo comer salada, as frutas parecem apetitosas...mas com o tempo voltamos aos velhos hábitos errados.

Outra razão é que nosso corpo tem um gasto energético para se manter e claro quanto mais massa, mais energia será gasta para manter esse corpo, certo? Mas se você está emagrecendo está diminuindo a sua massa, logo seu gasto energético para se manter pode estar diminuindo muito e se não estiver fazendo exercícios, seus músculos estão diminuindo!!! Músculo pesa mais que gordura e gasta muito mais energia. Então o resultado é, menos massa gastando energia e você ingerindo a mesma quantidade de calorias de antes.

Vamos para um exemplo. Você gasta por dia 2000 calorias por dia. Se você ingerir 1800 calorias terá um balanço negativo de 200 calorias. Seu corpo vai tirar essas 200 calorias das suas reservas (deveria ser sempre assim) para você viver e então essas reservas vão diminuindo. Mas como eu disse, se você está emagrecendo, já não gasta 2000 calorias por dia porque sua massa corporal diminuiu. Então por exemplo passa a gastar 1950. Veja você irá retirar agora 150 calorias da reserva e não mais 200 calorias. Com o passar do tempo essa diferença aumenta e assim o emagrecimento vai desacelerando.

O que fazer então? Existem duas formas de evitar esse problema. Eu indico fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Primeiro aumente seu gasto calórico com exercícios e mudanças de hábitos de atividades físicas. Segundo busque um nutricionista para que seu cardápio seja ajustado periodicamente.

Há outro problema com dietas não orientadas por um profissional! Por exemplo; por que não posso ficar em jejum gastando minhas reservas???? Vamos falar disso no próximo post, certo?

Dra. Ivani Manzzo

Health Coach

www.myclickcoach.com

ivani@myclickcoach.com


Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato