My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

Os mitos das redes sociais e os riscos à saúde



Atualmente quando se fala sobre exercícios é inevitável falarmos em hipertrofia. Não que eu concorde, pois para mim exercício é muito mais que isso. Contudo, é um assunto que está em alta. Justamente por isso existem milhares de post no Facebook falando sobre “qual é a melhor forma de se conseguir hipertrofia muscular”. Esta semana me chamou a atenção um post no qual uma técnica era explicada e quem escreveu incentivava a sua prática. As pessoas que fazem isso infelizmente acreditam em tudo que leem e reproduzem sem buscar mais informações. O post falava sobre uma técnica que vem sendo muito difundida e os resultados ainda estão sendo estudados. Essa técnica se baseia na falta de oxigênio. Quando uma pessoa faz exercícios intensos é muito difícil ocorrer uma oxigenação adequada nos músculos envolvidos no exercício. Essa falta de oxigenação gera várias respostas do organismo para promover melhora. Então, mais vasos sanguíneos são produzidos e também ocorrerá uma hipertrofia muscular.

A técnica que me refiro tenta simular essa situação promovendo oclusão vascular durante os exercícios moderados. Traduzindo, a pessoa que vai se exercitar promove uma oclusão parcial dos vasos sanguíneos, das pernas por exemplo, e isso causará falta de oxigênio. Essa falta de oxigênio somada a ação do exercício, irá promover uma hipertrofia como se a pessoa estivesse fazendo exercícios intensos. Parece simples, mas não é. É importante dizer que os resultados dos experimentos são reais, sim isso ocorre mesmo. Mas, também é importante analisar se é um processo que prejudica ou não. A oclusão de vasos sanguíneos em pessoas com hipertensão, insuficiência cardíaca, e doença arterial periférica, é muito perigosa. Ela poderá causar arritmia cardíaca, infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico e morte súbita. Não podemos ter certeza que todos que estão em uma academia fazendo exercícios são totalmente saudáveis, visto que a hipertensão é uma doença silenciosa, ou seja, não promove sintomas.

Além disso, também em pessoas saudáveis podem ocorrer consequências negativas. Estes indivíduos estarão expostos a ocorrências cardiovasculares deletérias.1

As redes sociais são muito interessantes e são usadas para ajudar muitas pessoas. A mesma característica que a torna tão importante que é atingir um número muito grade de leitores e assim divulgar informações preciosas, pode também trazer alguns problemas. Não se pode impedir as pessoas de escreverem, certo? Mas podemos alertar que nem tudo que está escrito, mesmo que seja assinado por um professor, pode não ser totalmente correto. O que vale mesmo é ir atrás da informação completa.

Neste caso, sim a oclusão vascular traz hipertrofia em exercícios moderados, mas pode trazer também consequências bem ruins. Acredito que uma informação dessa poderia ser divulgada apenas se alertasse para os perigos da sua prática e não informando apenas uma parte dos estudos. Ler e estudar sempre será importante para não cometermos erros.

  1. Blood flow restriction training and the exercise pressor reflex: a call for concern Marty D. Spranger, Abhinav C. Krishnan, Phillip D. Levy, Donal S. O'Leary, Scott A. Smith American Journal of Physiology - Heart and Circulatory Physiology Published 1 November 2015 Vol. 309 no. 9, H1440-H1452 DOI:10.1152/ajpheart.00208.2015


Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato