My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

DIETA DO HCG, FUNCIONA MESMO?



Esta semana os pedidos de esclarecimento fazem referência a dieta do HCG. Mas como eu gosto de explicar tudo, vamos começar pelo o que significa dieta. Dieta é o que a pessoa ingere, simples assim. Não significa comer para emagrecer. Por isso para que seja bem esclarecido é necessário dizer que existem vários tipos de dietas. Por exemplo: dieta hipossódica é a dieta com pouco sal, dieta hipercalórica é a dieta com muita energia ou calorias e dieta hipocalórica é a dieta com pouca energia ou calorias. Então quando uma pessoa deseja emagrecer, eliminar gordura, duas coisas podem e devem ser feitas. Diminuir a ingestão de calorias, o que significa iniciar uma dieta hipocalórica, prescrita por um nutricionista honesto, e aumentar o gasto de energia, ou seja, exercícios. Exercícios prescritos por um professor de educação física, claro.

Mas o assunto é a dieta do HCG. Essa sigla significa gonadotrofina coriônica humana. É um hormônio produzido em grandes quantidades durante a gestação. No homem e na mulher não grávida, as taxas desse hormônio normalmente são tão baixas que não são detectáveis no sangue.

Esse é o primeiro ponto a ser analisado. O uso de hormônios é sempre NÃO recomendável, a não ser em caso de doença. Os hormônios são produzidos no nosso organismo em concentrações certas para manter o funcionamento correto. Para manter essas concentrações existem mecanismos muito eficientes e quando esses mecanismos não funcionam adoecemos. Assim, não é difícil entender que aumentar a concentração de qualquer hormônio sem uma doença presente irá, sem dúvida, desequilibrar o organismo e levar a uma doença.

Outro ponto interessante dessa dieta é que ela deve ser acompanhada de uma dieta hipocalórica e de exercícios. Mas, como disse antes, apenas a dieta hipocalórica e os exercícios já causam emagrecimento. Então por que usar um hormônio junto se ele pode e vai causar malefícios?

Não se sabe muito sobre os efeitos desse hormônio fora da gestação, mas se sabe que não diminui a sensação de fome, não acelera o emagrecimento, não diminui a irritabilidade e ainda pode aumentar o desenvolvimento de câncer.

A dieta hipocalórica a que me refiro, ou seja, na dieta do HCG, é de 500 calorias por dia. Isso é absurdamente pouco. Pode causar muitos danos entre eles a diminuição do metabolismo. Atividade física e 500 calorias por dia é encontrado apenas em pessoas que apresentam distúrbios alimentares como a anorexia. Então é isso que está sendo proposto? Imitar o que ocorre em pessoas que estão emagrecendo por uma doença grave como a anorexia? Realmente neste caso não tenho nenhum constrangimento em dizer que a desonestidade é evidente. Infelizmente muitas pessoas acreditam em péssimos profissionais que se aproveitam dos seus títulos e dos seus estudos para ganharem dinheiro sem a menor responsabilidade.

Penso que existem formas de nos livrarmos dessas pessoas. Para mim é por meio de estudos, leitura e questionamentos. Estou sempre à disposição para esclarecimentos.

Dra. Ivani Manzzo

Health Coach & Exercise Physiologist


Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato