My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

OS ALIMENTOS ORGÂNICOS NÃO SÃO TÃO SAUDÁVEIS QUANTO PENSAMOS

De onde vem essa fama de os alimentos orgânicos serem mais saudáveis que os alimentos tradicionais? Você busca comprar alimentos orgânicos? Talvez você se assuste com a notícia que vou contar. Os alimentos tradicionais são considerados perigosos porque podem estar contaminados com pesticidas e substâncias similares. Mas, segundo o diretor da Agência Europeia de Segurança Alimentar, Sr. Bernhard Url, o maior perigo dos alimentos não está na presença dos pesticidas, e sim na contaminação por vírus e bactérias.

As pessoas vão às compras para suprir as necessidades alimentares da família ou própria, mas não se perguntam por onde passou esse alimento antes de ser comprado e também não se preocupam com o alimento quando levam para casa. 

 

O alimento orgânico não tem um tratamento especial ou diferenciado com relação à possibilidade de contaminação com vírus, bactérias, protozoários e parasitas em geral. Muitas pessoas no mundo todo são vítimas de contaminações alimentares, muito mais que por intoxicação por agrotóxicos. Não estou dizendo que a contaminação por agrotóxicos não é preocupante, estou dizendo que a contaminação deve ser preocupante na mesma proporção.

A solução para o problema é simples e barata, basta lavar com água e sabão ou com um produto desinfetante. Mas, ao mesmo tempo se a higienização dos alimentos não for feita, por mais simples que seja, o problema continuará do mesmo tamanho. Não seria prudente esperar que os órgãos públicos tomem as providências e continuar a ingerir alimentos que podem estar contaminados com bactérias, por exemplo.

Basta pensar assim: todas as pessoas que tocaram nas frutas, verduras e legumes estavam com as mãos limpas ou usando luvas limpas? Se a resposta a essa pergunta for sim, sinta-se desobrigado de higienizar os seus alimentos. Caso contrário, lavar todas as frutas, verduras e legumes e desinfetá-los é o mínimo que se pode fazer para não adoecer. Quer saber mais sobre alimentação? Quer aprender a se alimentar corretamente e ter mais saúde? Entre no link abaixo e conheça o Programa Learn2Eat.

 

 

 

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload