My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

VAMOS FALAR UM POUCO DO JEJUM INTERMITENTE?

 

Se existe um assunto que nunca se esgota é emagrecimento. Sempre aparece uma novidade e a novidade chega sempre cheia de conflitos e opiniões divergentes. O jejum intermitente está levantando opiniões faz um tempo e continua causando.

Não gosto de opiniões radicais e procuro não ser radical. Falar do jejum intermitente é no mínimo arriscado. Mas, acredito ser benéfico. Vou começar assinalando os pontos positivos e claro vou ponderar sobre eles. O jejum intermitente, como o próprio nome diz pressupõe ficar sem comer por um tempo. Esse tempo não é curto e pode ser muito longo. As pessoas e os estudos sobre esse tipo de dieta mostram emagrecimento, diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo, melhora no diabetes entre outros pontos. Claro que tudo isso é benéfico, não tenho nem o que discutir, mas posso perguntar. Como era a alimentação dessas pessoas antes de iniciarem a prática do jejum intermitente? Era correta, ou essas pessoas estariam doentes por se alimentarem de forma errada tanto na qualidade quanto na quantidade dos alimentos? Se a resposta for a alimentação era errada, uma dieta sem jejum, mas equilibrada trará os mesmos benefícios, como também comprovam muitos estudos.

Ao mesmo tempo, durante o jejum, muito mais coisas do que apenas o consumo da gordura acumulada e diminuição do colesterol estão acontecendo. Durante o jejum induzimos hipoglicemia. Isso quer dizer menos glicose disponível para o nosso cérebro, saiba que apenas 20% do consumo de energia pelo cérebro, vem de gorduras. Ele pode sim se adaptar, mas não é rápido e não é sempre. Nesse período de hipoglicemia o nível de atenção abaixa e aumenta o risco de cometermos erros. Erros dirigindo, trabalhando, ensinando, aprendendo, fazendo provas, fazendo exercícios físicos, julgando e vivendo. E para isso também existem estudos comprovando. Existem estudos mostrando que os erros cometidos por enfermeiras que cumprem o Ramadã, aumentam nesse período de jejum (Clique aqui). Outros transtornos menores também aparecem, como mal humor, irritação e estresse (agora clique aqui).  Mas, vamos supor que tudo isso possa ser controlado por um tempo e que tudo isso justifique a melhora trazida pelo jejum intermitente.

Existem estudos que comprovam que pessoas submetidas a longos períodos em jejum (fazem jejum por muitos anos) desenvolvem compulsão alimentar e obesidade (clique aqui para saber mais). Isso ocorre porque o organismo desenvolve mecanismos para sobreviver e enfrentar novos períodos de jejum. Esses estudos mostram que se privarmos nosso corpo de energia, ele ativa a formação de gordura. A lógica é baseada em, se não há disponibilidade de energia é melhor estocar tudo que puder. A prática por longo tempo do jejum, desenvolve no corpo o metabolismo direcionado para a produção de gordura (post sobre). Por outro lado, manter o corpo sempre alimentado e nutrido, informa ao cérebro que não é necessário estocar na forma de gordura, pois não há escassez de energia. Em resumo, o corpo se prepara para passar fome sem maiores danos.  E para concluir, mais um estudo publicado em 2013, mostra que podem existir danos musculares nas pessoas que são adeptas da prática do jejum intermitente. (mais um clique aqui).

Além de todos os pontos salientados aqui, precisamos pensar em viver bem e ter um bom relacionamento com os alimentos. Afinal, faz parte do nosso convívio social e familiar almoços, jantares, lanchinhos com as amigas. Será mesmo que para termos saúde precisamos sofrer? Na minha opinião não.

Você sente todas essas angústias quando pensa em se alimentar? Gostaria de se livrar de todas as dietas que nunca dão certo? Conheça o Programa Learn2Eat. Você irá aprender a se alimentar corretamente e para sempre terá saúde e o corpo que deseja.

 

 

 

 

 

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves