My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

CUIDADO, SERÁ QUE EXISTE MESMO ÁGUA QUE NÃO SE DEVE BEBER?

Você já se pegou olhando o pH de uma garrafinha de água? E, caso o pH não seja alcalino (ou básico) você não compra porque pode fazer mal, ou não faz bem? Me parece que estão usando o conhecimento a favor do marketing de forma no mínimo incompleta, se não desonesta. Recentemente surgiu uma nova moda.

Agora temos que escolher água alcalina. Parece que a moda é tentar alterar o pH do corpo.

Digo tentar porque graças à Deus, isso não é fácil de ser feito. Mas o que é pH? Você sabe o que significa mudar o pH do corpo?

Falando rapidamente sobre o que é pH. Essa sigla é usada para medir se um determinado meio é ácido, básico (ou alcalino) ou neutro. O pH pode variar entre 1 e 14 apenas. Assim, pH 7 significa que o meio é neutro como é a água pura. Menor que 7 é ácido e quanto menor, mais ácido enquanto que maior que 7 é básico e também quanto maior mais básico. Por exemplo: o pH do suco de laranja é aproximadamente 4. Isso quer dizer que é ácido, mas não muito. O pH do suco gástrico é 2, isso quer dizer que é muito ácido, muito mesmo. Mas não se preocupe nosso estômago é preparado e tem um muco protetor. Já nos intestinos, o pH é 8 e é alcalino. É assim mesmo, cada parte do nosso corpo tem um pH diferente e funcionamos muito bem assim. A propósito, a saliva tem pH 7.

Mas, apareceu essa nova moda, a de tomar água alcalina para evitar o desenvolvimento de câncer, isso baseado no fato de que o meio ácido favorece o aparecimento dessa doença.

 

Mas, como seria possível mudar o pH do estômago apenas tomando água? Realmente não seria, e não é possível.

 

O controle do pH de diferentes partes do nosso corpo é tão rígido e funciona tão bem que as alterações, quando acontecem levam a pessoa à morte. Os casos são chamados de acidose metabólica ou alcalose metabólica e a pessoa para ser estabilizada precisa estar em ambiente hospitalar. Não será uma garrafinha de água alcalina que vai mudar alguma coisa. Quando ingerimos um líquido, como água, esse líquido será absorvido e vai para o sangue. O pH do sangue deve ficar entre 7,35 e 7,45. Se aumentar ou diminuir saindo dessa faixa, nós simplesmente estamos em risco de morte e se nada for feito vamos mesmo morrer.

Então, seguindo a lógica divulgada que a água alcalina irá diminuir a acidez do organismo, o sangue deveria ficar mais básico e nós morreríamos por beber essa água alcalina. Portanto, não funciona.

E seguindo a mesma lógica comer frutas cítricas (ricas em ácido cítrico pH = 2,5 a 3,5) faria muito mal também.  Na verdade, tem muita gente se aproveitando do desconhecimento de pontos específicos da química, biologia e fisiologia para se dar bem. Se você quer deixar de ser enganado, deixar de gastar dinheiro com coisas que não existem é necessário aprender. O Programa Learn2Eat foi desenvolvido para isso. Para ensinar as pessoas sobre alimentação e assim cada um irá fazer as melhores escolhas e ficar livre das desonestidades do mercado.

 

 

 

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves