My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

VOCÊ TEM CERTEZA QUE ALIMENTOS ORGÂNICOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS?

Quando você vai às compras, você dá preferência aos alimentos orgânicos?

Mesmo que eles sejam mais caros você opta por alimentos orgânicos por que são mais saudáveis, previnem o câncer e não agridem o meio ambiente?

Você tem certeza de todas essas afirmações ou apenas ouviu falar?

Sem dúvida nenhuma, quando o assunto é nutrição, falar de alimentos orgânicos causa muita polêmica.

Os argumentos usados anteriormente são realmente atrativos. Alimentos mais saborosos, mais nutritivos e que além disso não agridem a natureza bem que podem ser mais caros e sem dúvida vale a pena pagar mais por eles.

Acredito que o problema esteja nas afirmações feitas como se não houvesse nenhuma dúvida. A maioria dos artigos escritos para revistas e jornais não científicos cita nomes de cientistas de renomadas universidades. Isso traz credibilidade e para muitos leitores apenas escrever essas referências já basta e o artigo é classificado como verídico. Mas, infelizmente não é bem assim.

Se eu for uma ardente defensora dos alimentos orgânicos eu vou selecionar artigos ou parte de artigos que falem muito bem dos alimentos orgânicos. E, se eu for contra os alimentos orgânicos ou vou selecionar apenas artigos que concordem com o que eu desejo comprovar.

É nesse momento que você pensa: o que eu faço?

Em que ou quem eu vou acreditar?

Muito chata essa situação. Mas para ajudar eu vou dar uma dica, nunca seja radical. A possibilidade de acerto será bem maior, principalmente levando-se em conta que na ciência muitas novidades mudam aquilo que se tinha como certo e consagrado.

Uma das minhas críticas aos textos radicais está no fato de serem citados dois ou três artigos que afirmam algo como certo e comprovado. Mas, seria isso mesmo? Acredito que não. Ironicamente eu também vou citar alguns artigos, mas sem ser tendenciosa, para tentar explicar. O que faço para isso é usar artigos de revisão, que nada mais são artigos escritos baseados em inúmeros artigos, que podem nos dar uma ideia de como vão as pesquisas a respeito.

No artigo, “Are organic foods safer or healthier than conventional alternatives? a systematic review”, (link) os autores analisaram 223 artigos e concluíram que a literatura publicada não possui fortes evidências de que os alimentos orgânicos são significativamente mais nutritivos do que os alimentos convencionais.

Porém, o consumo de alimentos orgânicos pode reduzir a exposição a resíduos de pesticidas e bactérias resistentes aos antibióticos.

Se a análise de 223 artigos não foi o suficiente para encontrar fatos que permitam afirmar que alimentos orgânicos são mais nutritivos que os convencionais, por que dois ou três seriam? Na verdade, não são.

Mas os artigos convencem e é assim que uma moda pode pegar, ou que as pessoas podem facilmente ser enganadas.

Claro que ninguém pode ser estudioso em todos os assuntos, por isso tantas informações contraditórias. Então, observe e preste atenção em quem está falando ou escrevendo, e se esse autor é radical ou prefere manter o bom senso. É uma boa forma de encontrar afirmações mais corretas.

 

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves