My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR AS VARIZES?

 

As varizes aparecem quando as paredes das nossas veias ficam danificadas e perdem a elasticidade. As veias são os vasos sanguíneos que levam o sangue de volta para o coração. O que ocorre é que quando estamos na posição em pé, o coração fica alto em relação aos nossos pés. Isso significa que o sangue para voltar dos nossos pés e pernas para o coração deverá enfrentar a força da gravidade. E isso não é fácil. A força com que o coração impulsiona o sangue não é suficiente para que ele volte, assim, é necessário a ação dos nossos músculos das pernas. Esses músculos são chamados por algumas pessoas de “segundo coração”, e são mesmo.

Com a contração desses músculos as veias das pernas são pressionadas e o sangue é impulsionado de volta ao coração. Simples, não acham? Mas, ao mesmo tempo fácil de complicar. O que quero dizer é que enquanto estivermos fazendo contração muscular com os músculos das pernas o sistema funciona, mas se pararmos não irá funcionar e as veias serão sobrecarregadas. Se os músculos ficarem parados o sangue não consegue voltar ao coração e, de certa forma, permanece mais tempo do que deveria nas pernas. Ao mesmo tempo o coração não para de mandar mais sangue e dessa forma, mais sangue ficará nas veias das pernas aumentando a pressão venosa e forçando as paredes das veias. Quando isso ocorre durante muito tempo e várias vezes essas veias perdem a elasticidade e ficam danificadas, não serão mais capazes de voltar ao diâmetro normal. É nesse momento que elas ficam com as paredes tortuosas dando aquele aspecto tão conhecido das veias varicosas, chamadas de varizes popularmente.

A melhor forma de evitar que isso ocorra é não ficando em pé parada por muito tempo. É esse hábito, ou necessidade, que promove ou acelera o aparecimento das varizes.  Outro ponto importante é que exercícios não causam varizes e também não são capazes de curar as varizes. Existem basicamente duas grandes causas de varizes, uma já descrita que é ficar em pé parado por muito tempo e muitas vezes e a outra é genética. Da mesma forma que herdamos a cor da pele, dos olhos, a estatura de nossos ancestrais, também herdamos a “qualidade” dos nossos vasos sanguíneos. Se você tem parentes próximos que já apresentam varizes, é muito provável que você tenha essa possibilidade aumentada pela genética herdada.

O que pode também acontecer é estar em situações que propiciam o aparecimento de varizes, como ser cirurgiã (o), cozinheira (o) e outras profissões nas quais se necessite ficar em pé parado por muito tempo. E ainda quando a mulher está grávida ou faz uso de anticoncepcionais hormonais, que causam fragilidade dos vasos sanguíneos. Nesses casos o melhor a fazer é prevenir usando meias elásticas, caso não possa se movimentar, ou movimentar-se de tempos em tempos.  O simples é prevenir e não remediar.

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves