My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

SERÁ QUE O EXERCÍCIO PODE AJUDAR QUEM TEM ASMA OU BRONQUITE?

 

A resposta é sim, pode ajudar e muito. Vamos explicar. A asma e a bronquite são enfermidades que devem ser levadas à sério, pois são perigosas apesar de serem muito comuns.

Quando uma pessoa tem uma crise de asma ou bronquite, o que ocorre é uma brônquio constrição, ou seja, os canais por onde o ar passa se fecham, se estreitam. Ao contrário do que se imagina existe uma dificuldade em expirar e não em inspirar.

No nosso dia a dia quando inspiramos fazemos força com os músculos respiratórios e por isso, mesmo com o fechamento desses canais podemos inspirar. Mas, expirar já é bem mais difícil porque para expirar nós apenas relaxamos os músculos. Apenas com o relaxamento muscular não há como o ar sair dos pulmões durante uma crise.

Essa situação causa a sensação de falta de ar. Por isso a reação natural é ficar inspirando, mas como o ar não saiu, não tem como mais ar entrar. É mesmo uma situação muito perigosa e angustiante. Mas como os exercícios podem ajudar?

Principalmente nas crianças essa respiração errada pode causar uma diminuição da caixa torácica e diminuir a capacidade ventilatória trazendo muitos problemas de desenvolvimento. Existem alguns exercícios que podem melhorar os músculos ventilatório promovendo seu alongamento e assim aumentando a amplitude da caixa torácica. Dessa forma, durante as crises existe a possibilidade de ter mais ar nos pulmões e a crise se torna mais leve.

Os exercícios que promovem uma expiração forçada e atuam dessa forma são a natação, o remo e ainda alguns jogos e brincadeiras como o futebol de bolinha de papel. Durante a prática dessas modalidades faz com que a pessoa tenha que expirar de forma forçada e a melhora é certa.

Outra dica importante é que durante uma crise de asma e bronquite a pessoa deve se manter calma e forçar a expiração. Se o ar for retirado dos pulmões haverá a possibilidade de ar novo entrar e a angústia e a falta de ar irá passar.

Essas dicas podem sem dúvida ajudar muito, porém nunca se deve deixar o tratamento médico de lado. Como já mencionei é uma doença perigosa apesar de ser muito comum.

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves