My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

COMO MOTIVAR UMA PESSOA A FAZER EXERCÍCIOS?

 

Como tirar uma pessoa do sedentarismo? O que é necessário fazer? Talvez a primeira coisa que se possa fazer é conscientizar a pessoa do que poderá acontecer se ela continuar sedentária. Muitas vezes usar argumentos corretos, mas que não tenham sido vivenciados, não trazem bons resultados. A maioria das pessoas sabem que o sedentarismo pode causar diabetes, hipertensão, obesidade, facilita quedas e fraturas e muito mais. O que ocorre é que quem nunca teve diabetes não consegue de fato avaliar o que é ser diabético.

Além disso o sedentário tem grande dificuldade em iniciar os exercícios porque como ele nunca praticou ou faz tempo que fez alguma coisa, falta habilidade. E por isso, claro ele não gosta. Na verdade, ninguém gosta de fazer o que não sabe fazer. Experimente convidar para dançar alguém que não saiba dançar... A possibilidade de a pessoa não aceitar é grande, certo? É a mesma coisa com relação aos exercícios.

Mas será que não existe solução para isso? Sim, existe. Uma coisa que se pode fazer é iniciar a prática de exercícios propondo exercícios de simples execução. Mesmo que todos os artigos e cientistas apontem que o melhor exercício seja o exercício X, se a pessoa não consegue executar, nada vai acontecer. Então, deve-se ensinar exercícios simples e aos poucos ir propondo exercícios mais complexos e assim chegar a um objetivo. Para o início disso tudo, determinação é a chave. Não tente motivar um sedentário a fazer exercício, porque na verdade motivação nós temos para fazer o que gostamos. Nos sentimos motivados para dançar se gostarmos de dançar. Aquelas pessoas que vão dançar, gostam de dançar e quando você as vê, dançam mal, acredite elas acham que dançam bem. Caso contrário, os exercícios ou a dança se tornam chatos e cansativos. Para vencer esse início, a determinação é muito importante.

É preciso aprender a fazer os exercícios e sentir uma melhora para que a pessoa possa gostar do que faz. Quando somos crianças somos forçados a ir para a escola. Muitas vezes estudamos para as provas por pressão dos nossos pais e professores. Se não fosse isso não teríamos tantas crianças estudando. Os adultos não têm ninguém mandando ou forçando e podem escolher o que fazer. Mas o que seria das pessoas se não tivessem estudado? Talvez seja essa a pergunta ser feita aos sedentários. O que será de você sedentário, se não começar a fazer exercícios hoje? Os adultos são donos da própria vida e atitudes e assim podem fugir e fingir certas situações evitando fazer o que não gostam e não tem interesse.

Determinação, aliada a conscientização podem alterar hábitos de vida errados e melhorar muito a qualidade de vida e a saúde.

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves