My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

EXERCÍCIOS EM PEQUENAS DOSES TAMBÉM TRAZEM GRANDES BENEFÍCIOS

September 9, 2016

 

Esta semana a revista TIME escreveu sobre os benefícios dos exercícios. Nessa reportagem foi destacado que mesmo pouco exercício poderá trazer benefícios.  Claude Bouchar, um importante pesquisador americano afirmou literalmente que não há nenhum remédio que chegue perto do que os exercícios podem fazer.

A reportagem segue enumerando os benefícios e começa falando do cérebro. Os exercícios são responsáveis pela diminuição da depressão, melhora na memória e aprendizado. Outro ponto muito interessante é que a prática de exercícios está sendo tratada como uma ótima forma de prevenir, retardar o Alzheimer. Não se sabe ao certo como o exercício age, mas já está bem estabelecido que ele provoca aumento na irrigação sanguínea cerebral e ativa a formação de novos neurônios (células do sistema nervoso) e ainda evita a degeneração dos neurônios.

Os exercícios promovem a liberação de substâncias chamadas neurotransmissores. Essas substâncias são liberadas para que os neurônios se comuniquem e assim as mensagens possam ser transmitidas no nosso cérebro. Elas são específicas para cada mensagem e local. Isso quer dizer que uma determinada substância em um determinado local do cérebro, quando liberada provoca uma sensação ou sentimento específico. Sim, é o cérebro que ama, fica feliz ou triste e não o coração! Não que nosso coração não seja afetado, mas é no cérebro que essas emoções são geradas e sentidas.

Os exercícios liberam a serotonina que nos dá a sensação de prazer e satisfação (inclusive com relação ao apetite) e também diminui a sensação de dor, libera também a dopamina que promove euforia e diminuição do estresse. Se você acha que os exercícios devem ser muito intensos para que tudo isso ocorra, está enganado. Exercícios como uma caminhada já são capazes de promover esses efeitos.

Exercício faz bem para pele! Mas como isso é possível? Simples, o movimento muscular gera calor e, para que o calor seja dissipado há um aumento na irrigação da pele. Esse aumento na irrigação da pele leva mais nutrientes e oxigênio nutrindo melhor as células. Assim a pele fica mais bonita.

Outra descoberta interessante, e que já ganhou muito adeptos, é o HIIT. Treino intervalado de alta intensidade. Os pesquisadores descobriram que 10 ou 20 minutos de exercícios de alta, ou melhor altíssima intensidade, pode trazer os mesmos benefícios que exercícios menos intensos que duram 50 minutos, com relação ao coração e controle da glicemia.

E claro como não poderia deixar de ser, os exercícios auxiliam na diminuição da gordura corporal. Isso ocorre porque o exercício facilita a absorção de oxigênio que é fundamental para usar a gordura como fonte de energia.

Não é a toa que o American College Sport Medicine, ACSM, lançou há alguns anos atrás o “slogan” EXERCÍCIO É REMÉDIO.

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload