My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

Sabia que a quantidade de água ingerida pode influenciar o seu humor?

August 23, 2016

 

Já faz alguns anos que vemos com muita frequência as pessoas carregando para todos os lados uma garrafinha com água. O verdadeiro porquê desse hábito ter se instalado na população ficou um pouco perdido no passado. A verdade é que esse hábito veio, se instalou e permaneceu. O estranho mesmo é ver alguém sem uma garrafinha!

 

Os malefícios da desidratação já são bem conhecidos, assim como os benefícios da água para o organismo. Porém, um estudo recente publicado na Revista Científica Apettit1 da Inglaterra traz algo interessante. Um grupo de cientistas estudou os efeitos da ingestão de água sobre o humor de mulheres jovens.

 

Os estudos sobre as mudanças de humor já ocorrem há muito tempo e também é sabido que alguns fatores nutricionais alteram o humor como a falta de carboidratos na alimentação, ou a ausência da cafeína para quem toma café diariamente. Há até um ditado antigo que diz “Cara feia é fome”. Porém, o mal humor das pessoas vai além de ter ou ser uma companhia desagradável. O mau humor tem um impacto negativo na saúde e está comprovadamente relacionado ao aparecimento de enfermidades cardíacas. Enquanto que o bom humor está ligado à promoção da saúde.

 

A determinação do estado de humor foi feita por meio de um questionário que levou em conta estados de raiva, tensão, fadiga, depressão, confusão e vigor. Esses questionários são muito comuns em pesquisas científicas e são altamente confiáveis, pois são testados inúmeras vezes antes de poderem ser aplicados em pesquisas.

Os dados individuais mostraram que a ingestão alta de água e de fluidos contidos nos alimentos diminui a depressão, o estado de confusão e o humor de forma geral. Além da hidratação outros fatores também foram avaliados. A pesquisa mostrou também que a ingestão alta de carboidratos, cafeína e gordura podem também ser responsáveis pela melhora no estado de humor. E, claro a prática de exercícios também melhora o humor. Outro achado interessante foi que a ingestão de proteínas, suplementos e vitaminas assim como bebidas alcoólicas não influenciaram no estado de humor das mulheres estudadas.

 

A análise traz ainda uma outra constatação que poderia passar despercebida. A comparação ente as pessoas que ingeriam uma pequena quantidade de água e fluidos e uma quantidade moderada não mostrou nenhuma diferença. Isso significa que mesmo quem bebe água de forma moderada não terá os benefícios com relação à melhora do humor.

 

Sem dúvida não há uma relação de quanto mais água melhor será o humor, pois seria muito perigoso beber água em demasia. Mas é sem dúvida uma boa forma de cuidarmos melhor ainda do nosso corpo e da nossa mente.

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload