My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

É possível fazer avaliação corporal por meio de fotografias?

August 12, 2016

 

 

Todos nós já sabemos que o mundo está cheio de modismos, mas existem alguns que realmente me deixam perplexa. A avaliação da evolução da hipertrofia muscular e a diminuição da gordura corporal por meio de fotografias, feita por alguns profissionais, tem realmente me deixado preocupada. Claro que a foto pode mostrar uma melhora, claro que quando postado o “antes e depois” há um grande impacto e isso é nítido. Eu não estou falando de pessoas comuns que retratam suas vitórias nas redes sociais e que merecem os parabéns pela luta. E também não estou falando de alguns profissionais que usam as fotos de seus clientes para mostrar os seus resultados. Estou falando de “profissionais” que avaliam seus clientes por fotografias. Acreditem, existem profissionais que pedem para seus clientes que enviem fotos para avaliação do processo!

 

Vamos explicar. Existem alguns tipos de avaliações. Algumas mais precisas, outras nem tanto, mas todas com aplicabilidade e estudos sobre o procedimento. A forma mais eficiente de determinar a composição corporal é por meio da densitometria óssea ou simplesmente DEXA. Mas, é cara e depende de laboratórios, por isso não é usada pela maioria dos profissionais que avaliam em seus locais de trabalho. As demais podem não ser tão precisas quanto o DEXA, mas têm um alto grau de confiabilidade. A bioimpedância e medidas de dobras cutâneas e circunferências corporais são as mais utilizadas em consultórios e academias.

 

A fotografia não pode ser usada como forma de avaliação. Vamos dar alguns motivos. Primeiro, quem tira a foto? Se for o cliente, esquece...ele não vai tirar sempre na mesma angulação, com câmera apropriada, mesma luz e mais que tudo com a mesma postura. Me aprece óbvio que “aquela encolhidinha básica na barriga” poderá acontecer, ou não? Pois, este é o problema, não se pode ter certeza. Então como avaliar?

 

Outro ponto, o número de apps que alteram as fotos é muito grande. Uma sombrinha aqui, uma cortadinha ali e pronto ficou bonitinho! Fazer isso para postar em redes sociais, ou como os mais velhos como eu gostam, colocar em porta retratos é até bom, mas não para avaliação física e acompanhamento por um profissional.

Existe sim um tipo de avaliação por fotografia. Esse tipo de avaliação é feita em local designado para isso, tem um fundo quadriculado e com escala para determinação de alterações posturais como escoliose, desvios na cintura pélvica entre outros problemas posturais. Nessa avaliação você pode saber as dimensões da pessoa por comparação com o fundo que tem uma escala conhecida.

 

E ainda, uma última preocupação pode estar relacionada com o fato de muitas fotos serem colocadas na internet. A partir daí qualquer pessoa mal-intencionada poderá usar essa foto, modificando ou não, mas poderá ser usada de uma forma ilícita.

 

A escolha de um profissional que tenha um trabalho estruturado e honesto é importante para atingir o resultado e para sua segurança em todos os sentidos.

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload