My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

Musculação para crianças … isso pode?

April 30, 2016

 

Hoje o assunto pode parecer polêmico, mas não é. A maioria das pessoas que comentam esse assunto buscam bases científicas para concordar ou não, ou mesmo apenas argumentar sobre esse assunto. Com certeza está correto, o achismo não tem espaço.

 

Durante o crescimento ósseo a ação da musculatura é fundamental. É ela que por ação da tração e pressão irá ativar o crescimento juntamente com a ação hormonal. Essa tração e pressão ativam algumas células que agem depositando cálcio e outras substâncias levando ao alongamento dos ossos e também aumentando a sua dimensão transversal. Ocorre que se esse estímulo mecânico for excessivo, o osso irá crescer rapidamente e antes de alcançar o tamanho correto o crescimento irá parar. Isso pode levar a formação de ossos mais curtos e muitas vezes com má formação.  Isso é sabido, provado e documentado. Então excesso de atividade muscular com componente de força no desenvolvimento de uma criança não é mesmo aconselhável.

 

Mas eu gostaria de comentar um outro lado desse mesmo assunto, iniciando por uma pergunta. Por que uma criança faria musculação? Será que não estamos esquecendo de coisas mais básicas que os possíveis efeitos do exercício de força sobre o crescimento ósseo, ou sobre o sistema musculoesquelético?

 

Se levarmos em conta o que é uma criança, quais suas necessidades, anseios e alegrias, fica quase que ridículo pensar em musculação para crianças. O ser humano não gosta de fazer o que não dá prazer. Imagine se uma criança sente prazer em ficar fazendo X séries de Y repetições, e nelas sentir o ardor do ácido lático na musculatura e a fadiga. Sem contar que ainda pode haver a dor no dia seguinte. Será mesmo que uma criança que não tenha sido muito influenciada pelos valores do mundo adulto irá, por livre e espontânea vontade, querer fazer musculação? Acho que não.

 

Ah, mas pode ser feito de forma lúdica. Lúdico é aquilo que é ensinado de forma prazerosa. Não importa o método ou a idade. E nesse caso voltamos ao fato de que fazer força para que ela aumente, requer sensações desagradáveis. Ainda mais para uma criança. Outro ponto que sempre falo é, qual o objetivo de uma criança fazer musculação? Ela precisa? Ou será que as atividades das crianças já são suficientes para que elas desenvolvam um físico saudável.

 

O que poderia levar uma criança a querer fazer exercícios que causam desconforto? É isso que eu quero dizer com “o que é uma criança”. Por mais que uma criança ame e deseje fazer exercícios, se deixarmos por conta própria ela mesma vai dizer se está muito forte, se está forçando e machucando. Se não for divertido, prazeroso, ela não continua. Vai querer desistir. Isso só não irá acontecer se adultos ficarem influenciando e colocando na cabecinha da criança valores do mundo adulto. Valores como fama, dinheiro etc.

 

Durante os meus anos de professora, respondi milhares de perguntas. Essas perguntas buscavam, na maioria das vezes, uma fórmula, uma resposta que generalizava. Mas isso não existe no exercício. Devemos sempre analisar o objetivo. Qual o objetivo de uma criança fazer exercícios para desenvolver força? Pensando dessa forma parece que não há sequer motivo para a indagação.

 

Criança pode ser feliz. Pode ser amada, respeitada, protegida do mundo dos adultos. Protegida de um mundo cheio de modismos e estereótipos. Protegida de pessoas que se prejudicam e se drogam para estarem no modelo idealizado, na forma que os outros acham que é a certa.

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves