My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

Exercício na gestação pode trazer muitos benefícios

 

A gestação é um período que traz muitas preocupações para a mãe e para todos que convivem com ela. É uma época de muitos palpites das amigas, irmãs, tias e de todos que se preocupam. O problema é que, neste assunto, muito do que se fala é baseado em dizeres sem comprovações e, muitas vezes, já ultrapassados. Nesse momento é necessário ter calma e buscar em profissionais da área o respaldo necessário.

 

A muitos anos atrás li um artigo do Dr. Clapp III que me deixou encantada. Desde então, tenho citado como referência para o assunto. Nesse artigo, mais de 800 gestantes foram estudadas durante o período gestacional. Dentre elas haviam gestantes que faziam exercícios de moderados a intensos, todos os dias, aquelas que faziam 5 vezes por semana, 4 vezes por semana, 3 vezes por semana, duas vezes por semana, uma vez por semana e, por fim, aquelas que eram sedentárias.

Muitos parâmetros foram estudados, como alimentação, horas de sono, entre outros. Para avaliar os efeitos dos exercícios e dos outros pontos estudados, foi avaliado o peso da criança ao nascer. Lembrando que esse peso é considerado um indicativo de saúde e o que pouca gente sabe é que o peso do bebê ao nascer é proporcional a massa magra da mãe (músculos, principalmente) e não a massa total, que engloba a gordura armazenada.

 

Os resultados mostram que, os bebês nascidos de mães que praticavam exercícios, todos os dias, 5 e 4 vezes por semana, tiveram o mesmo peso que os bebês nascidos das mães sedentárias. Os bebês nascidos das mães que praticavam exercícios 3 vezes por semana foram aqueles que tiveram o maior peso ao nascer.

 

Muitos podem estar pensando que a conclusão deste trabalho foi que exercício 3 vezes por semana é o ideal e que isso promove mais saúde aos bebês. Mas, não. O Dr. Clapp III, uma pessoa de muito bom senso, além de conhecimento concluiu de forma diferente.

A conclusão do trabalho foi que aquelas mães que praticaram exercícios 3 vezes por semana, mostraram mais ponderação e bom senso e que essa mesma ponderação e bom senso deve ter se repetido em outros âmbitos. Essas mães, muito provavelmente, também tiveram bom senso na alimentação, nas horas de sono, no tempo de lazer e em pontos importantes da manutenção da saúde.

 

A saúde, seja no período gestacional ou não, é mantida e conquistada por vários fatores. Os três principais são, exercício, alimentação e qualidade do sono. Os três precisam ser contemplados de forma suficiente. Um não compensa o outro. Saúde é coisa séria e deve ser mantida para que sequelas não diminuam a nossa qualidade de vida.

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves