My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

De olho na balança: vamos falar de números

 

Vamos falar de números? Já é sabido que apenas olhar o “peso” como medida para avaliar o emagrecimento não é a melhor forma. Quando perdemos peso, podemos não estar perdendo apenas gordura. Estamos perdendo água, massa magra (músculo) e, quando subimos na balança, não é possível fazer essa distinção. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas gosta de usar essa forma. Então, vamos lá. Vou falar de “peso”.

 

Existem basicamente três formas de emagrecer: com uma dieta hipocalórica, com a prática de exercício ou com os dois juntos. A maioria dos estudos mostra que apenas a dieta ou apenas o exercício não é tão efetivo quanto a união dos dois.

 

Este mês, um estudo1 trouxe alguns números interessantes. Pessoas que se exercitam em baixa intensidade na maioria dos dias da semana e não mudam a ingestão calórica perderam em média 0,5 lb por semana. Se o exercício for intenso, a perda será de 3lb. Então, fica claro que a intensidade do exercício é importante para acelerar a perda de gordura corporal. Em outro estudo, foram avaliadas pessoas obesas que fizeram exercícios apenas e pessoas que fizeram exercícios e uma dieta com restrição em calorias. Neste caso, os resultados mostraram que em seis meses as pessoas que fizeram apenas exercícios perderam 18lb e as pessoas que fizeram exercícios e dieta alimentar perderam 24lb. Com estes dois estudos podemos afirmar que o que mais pode ajudar no emagrecimento é a união de exercícios intensos e dieta hipocalórica. Isso não quer dizer que apenas dieta ou apenas exercício não seja efetivo, mas os efeitos serão menos expressivos.

 

Claro que as coisas não são tão simples assim, pois se fossem, não haveriam tantas pessoas buscando o emagrecimento. É necessário também dizer que as pessoas não se informam corretamente. Basicamente, a maioria das pessoas superestima o exercício que fez e subestima o valor calórico do que comeu. Essa combinação é péssima.

 

Existem um pensamento muito comum nas pessoas que iniciam um programa de exercícios para emagrecimento. E ele é: “Ah, se eu fiz exercício, eu mereço comer este docinho”. Pronto, lá se foi todo o trabalho feito pelo exercício. A comparação das calorias perdidas nos exercícios com as calorias existentes no docinho é totalmente equivocada. Veja só. Um pedaço de bolo de cenoura caseiro tem em média 135 cal. Se você puser cobertura de chocolate, as calorias passam para 371. Mais que o dobro! Ao mesmo tempo, uma hora de caminhada rápida gasta em média 330 cal (são valores médios). Não é difícil perceber que um pedaço de bolo de cenoura pode atrapalhar todo seu trabalho e dedicação. Claro que, ainda assim, o exercício continua trazendo outros benefícios, mas em relação ao emagrecimento, infelizmente o trabalho se perdeu. A verdade é que não há outra forma de se emagrecer definitivamente e com saúde sem associar exercícios à uma alimentação correta e informação correta.

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves