My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO? CONHECE TODOS MESMO?

 Falar sobre amamentação pode parecer chover no molhado, mas a cada dia novas pesquisas encontram novos benefícios em amamentar um bebê. Começando por aqueles que a maioria das pessoas já sabe, podemos falar da nutrição equilibrada, do contato entre mãe e bebê, desenvolvimento do afeto. Mas temos muito mais coisas para falar.

 

Quando um bebê mama na mama, ele precisa fazer força para sugar o leite. Por isso a maioria dos bebês aceita tão bem a mamadeira, não é preciso fazer tanta força para mamar na mamadeira. E é também por isso que muitos dormem antes de se satisfazerem e choram de fome logo depois. É preciso muita paciência e dedicação no início para que o bebê possa obter a quantidade de leite adequada. Quanto mais um bebê mama, mais leite será produzido pela mãe. Mas, essa força que ele tem que fazer é o que ajuda a formação da arcada dentária e o aprofundamento do “céu da boca”. É por meio da amamentação que a boca irá ter o tamanho adequado para que todos os dentes e a língua se acomodem adequadamente.  Nenhum bico de mamadeira ou chupeta consegue desempenhar esse papel tão perfeitamente. Se você pensar nos gastos com aparelhos ortodônticos no futuro, vai ver que algumas horas a mais na amamentação valem a pena...

 

Outro ponto interessante é com relação a imunidade. O bebê ainda não tem o sistema imunológico totalmente pronto. Assim, os anticorpos que são fornecidos pelo leite materno são de extrema importância. Porém, um detalhe deve ser salientado. Para a mãe produzir os anticorpos ela terá que entrar em contato com o agente causador da enfermidade. Por exemplo: se no berçário houver uma criança gripada, é necessário que as mães dos outros bebês que convivem com a criança gripada, entrem em contato para que possam produzir anticorpos para essa gripe. Se, como normalmente ocorre, o bebê é deixado na porta do berçário e a mãe vai embora, ela logicamente não poderá produzir anticorpos contra essa gripe. Por isso a convivência da mãe e do bebê no mesmo ambiente é muito importante.

 

Mais recentemente os estudos têm revelado outros pontos bem interessantes também. Já se comprovou que quando os bebês são amamentados por pelo menos 12 meses eles desenvolvem um maior coeficiente intelectual, têm melhor desempenho na escola e terminam por tem maior sucesso na carreira profissional. Não estamos falando de alimentação exclusiva pelo leite materno é claro.

E por fim sabe-se hoje que os bebês que sofrem desnutrição ainda durante a gestação, assim como na fase de aleitamento, desenvolvem obesidade na vida adulta.

 

Sabendo de tudo isso, fica difícil ouvir algumas mães dizendo que desistiram de amamentar por ser difícil, trabalhoso, dolorido, cansativo, solitário...e tantas outras coisas.

 

Dra. Ivani Manzzo

Exercise Physiologist & health Coach

www.myclickcoach.com

 

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload