My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

POR QUE ACREDITAMOS TÃO FACILMENTE NAS COISAS QUE NOS FAZEM MAL?

 

Eu estava lendo um artigo na Scientific American que falava sobre os organismos geneticamente modificados e este artigo veio ao encontro de um velho pensamento meu. A minha formação original é como bióloga e assim, estudar as células e o seu conteúdo fez parte da minha formação.

 

Paralelamente a isso, eu sempre ouvi as pessoas falando mal dos “modificados geneticamente” e confesso que não entendia o porquê. Nesse artigo o autor defende a ideia de que os conhecimentos anteriores, certos ou errados estão por trás da ideia de que o que é geneticamente modificado faz mal. No artigo o autor cita uma pesquisa feita aqui nos Estados Unidos, na qual as pessoas disseram acreditar que se um tomate for geneticamente modificado com DNA de peixe o tomate passará a ter gosto de peixe.

 

Isso quer dizer que as pessoas “acham” que sabem o que é DNA, mas na realidade tem uma ideia errada. Diante disso existe uma grande resistência em aceitar alimentos geneticamente modificados. Sim, pode haver um problema econômico e político, mas a justificativa que mais se ouve é sobre fazer mal. Foi então que este artigo me esclareceu um lado dessa história. Nós temos uma tendência em entender melhor os argumentos e guardar as informações que podem nos proteger. Assim, se ouvimos que algo faz mal acabamos dando mais atenção a isso do que quando ouvimos que fazer exercício faz bem par a saúde. (Eu tinha que falara de exercício...)

 

E é isso que explica o meu questionamento. Sempre me perguntei por que os alimentos transgênicos eram tão mal vistos e os remédios não. Hoje o número de pessoas que se beneficia com a insulina produzida a partir de bactérias geneticamente modificada é muito grande e eu nunca ouvi ninguém dizer que ela tem efeitos colaterais horríveis apenas por ser transgênico.

 

A insulina produzida em laboratórios pode nos proteger e por isso é aceita sem questionamentos!

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload