My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

Tratamentos estéticos emagrecem?

 

Essa é uma pergunta muito comum. A resposta não é simples. Vamos rever o que significa engordar e o que significa emagrecer. Engordar não é aumentar o peso e emagrecer não é perder peso. O correto inclusive não é dizer peso e sim massa. Vocês se lembram de uma brincadeira muito antiga em que se fazia a seguinte pergunta: o que pesa mais, 1 quilo de chumbo ou 1 quilo de isopor? E as pessoas menos atentas respondiam rapidamente, 1 quilo de chumbo...errado, ou dois tem o mesmo peso, mas não a mesma massa. A massa de 1 quilo de chumbo é menor que a massa de 1 quilo de isopor. Então o que é peso? Peso é a massa multiplicada pela força da gravidade. A unidade do peso é Kgf, ou seja, quilograma força. A força da gravidade no nosso planeta Terra é 9,8 m/s2, quase 10. Peso= massa x gravidade à1Kgf = 1Kg. m/s2 Assim, os números são os mesmos e o peso acabou sendo usado como referência. Apenas isso.

 

Uma coisa que é interessante entender é que quando nos pesamos, ou melhor medimos a nossa massa, estamos medindo tudo que existe no nosso corpo. Medimos a massa dos ossos, das vísceras, do sangue, dos músculos e sim da gordura também. Quando mudamos os nossos hábitos alimentares (diminuindo a ingestão de energia) e os nossos hábitos com relação aos exercícios (aumentando o gasto de energia), duas coisas ocorrem no nosso corpo. As nossas reservas energéticas, a gordura, irá diminuir e os nossos músculos irão aumentar.

 

Agora voltando ao conceito de massa e peso. 1 quilograma (ou seja, massa) de músculo ocupa menos espaço que 1 quilograma de gordura. Isso quer dizer que se 1 quilograma de gordura for usado e 1 quilograma de músculo for adquirido o peso do corpo não irá mudar. Mas essa pessoa emagreceu! Ela perdeu gordura, isso é emagrecer. E suas dimensões mudaram, com certeza. É muito comum o peso aumentar quando se inicia a prática de exercícios. Atualmente chamamos isso de alteração de composição corporal. A ideia é diminuir a quantidade de gordura corporal e aumentar a quantidade de músculos. Isso melhora a saúde, previne enfermidades, traz força para as atividades diárias entre outros benefícios.

 

Até onde eu sei, a única maneira de se aumentar a massa muscular é por meio de exercícios. A gordura pode ser diminuída com dietas hipocalóricas, apesar de não ser o recomendado apenas essa intervenção.

 

Assim, agora fica fácil de responder a pergunta inicial. Tratamentos estéticos emagrecem? Se no tratamento estiver incluído exercícios e alimentação correta, sim. Simples assim!

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves