My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

DEPOIS DE FALAR QUE ÁGUA DESIDRATA, VAMOS FALAR DE HIDRATAÇÃO?

 

No meu último post falei sobre o excesso de ingestão de água sem uma boa alimentação, e comentei que poderia causar desidratação. Então, preciso falar o que deverá ser feito para que haja uma boa hidratação.

Antes gostaria de esclarecer duas coisas muito importantes. A primeira é que as pessoas idosas têm a sensação de sede diminuída e tendem a ficar desidratadas com mais facilidade. Sendo assim, um cuidado especial deve ser tomado por aqueles que trabalham com idosos e exercício. A segunda é que quando você sente sede seu corpo já está desidratado e, portanto, já está estressado. O correto é não sentir sede. Assim como o correto é não sentir fome. Devemos cuidar do nosso corpo e não o deixar estressado.

Vamos ao assunto, hidratação. A pergunta é: “quem” precisa ser hidratado no nosso corpo? Todas as células. Isso quer dizer que a hidratação é um processo que envolve muitas coisas e não é apenas ingerir líquido.

Quando um líquido é ingerido ele vai diretamente para o estômago e a partir desse ponto já começa a ser absorvido. Ele continuará pelo intestino e ainda será absorvido. Atingirá a circulação sanguínea e a água será transportada. Uma informação muito importante. A água para ser absorvida de forma eficiente, ou seja, rápida e em grande quantidade, precisa de duas outras substâncias, a glicose e o sódio. Traduzindo, açúcar e sal. E quando estamos fazendo exercício sem dúvida precisamos de uma hidratação rápida, certo?

Eu disse anteriormente que quem precisa de água são as células. De nada adianta encher o sangue de água (bebendo muita água) porque ela não ficará no sangue. Ou será eliminada na forma de urina ou será absorvida pelas as células. O sangue contém uma certa quantidade de água e tende a manter essa quantidade.

E como a água entra na célula? Por osmose. Lembraram láááá das aulas de biologia? Então, para quem não lembra é assim. A água entra na célula porque dentro da célula existem tantas coisas dissolvidas (substâncias) que essas coisas atraem a água. Literalmente puxam a água para dentro da célula. Se você aumentar a quantidade de coisas dissolvidas dentro das células, essas substâncias irão atrair mais água ainda. Sabe quando você deixa um saquinho de papel com pão dentro, em cima da pia molhada e depois de um tempo a pia está seca e os pães “puxaram” toda a água e estão molhados? É a mesma coisa (só nesse caso não se chama osmose). Tudo certo até aqui? Continuando então.

Outra coisa que a célula sempre precisa é de alimento e o principal alimento para nosso corpo é o carboidrato, no caso a glicose. Então quando a célula absorve glicose ela vai absorver mais água também? Sim, vai sim. Já achamos a função da glicose, ou açúcar. Mas, e o sal? Acontece que a célula para absorver glicose precisa absorver sódio ao mesmo tempo. Se não houver sódio (sal) disponível a glicose (açúcar) não será absorvida de forma eficiente. Assim, fornecendo água, glicose e sódio, a célula vai absorver glicose, porque é seu alimento, para isso usa o sal e acaba absorvendo água junto. Pronto a célula está bebendo água.

Só falta entendermos a quantidade dessas três substâncias. É a famosa receita de soro caseiro. Para cada litro de água, acrescente uma colher de sopa de açúcar (20g) e uma colher de café de sal (3,5g).

Ah, mas o gosto é horrível! Está bem, mas estamos falando de hidratação, certo? O importante você agora já sabe. A partir dessa informação você terá apenas que ler rótulos e achar a bebida que mais gosta. E poderá ainda usar sucos naturais, chás entre outras bebidas. O importante é que você mantenha essa diluição, ou seja, sucos muito doces, muito concentrados não são ideais para a hidratação.

Agora é só se alimentar corretamente, não fazer exercício em jejum, e levar uma boa bebida hidratante para na sua garrafinha.

 

Dra. Ivani Manzzo

Health Coach & Exercise Physiologist

www.myclickcoach.com

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves