My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

QUAL SERÁ A SUA DES(CULPA) ?

 

Hoje o papo é sobre culpa, ou desculpa. Na verdade, será sobre de quem é a culpa, ou qual a desculpa. No meu trabalho como Health Coach existem algumas situações que se repetem muito. Uma delas é sem dúvida a culpa ou desculpa.

Costumo brincar que a filosofia que a maioria das pessoas adota é: “Se a culpa é minha, eu a ponho em quem eu quiser”. E é exatamente isso que as pessoas fazem. Existem pessoas que são pós-graduadas em dar desculpas. O problema é que assim os velhos hábitos errados não mudam e você não caminha. Seu objetivo continuará longe e te parecerá cada vez mais impossível de ser alcançado. E pior, você se acostuma.

Pensando em coisas que você já sabe (ou já ouviu) sobre alimentação saudável, como por exemplo: não ficar muito tempo sem se alimentar. Quanto tempo você fica sem se alimentar habitualmente? Não precisa me enviar uma resposta claro, mesmo porque quem deve mesmo ouvir essa resposta é você. A maioria das pessoas que eu conheço não toma café da manhã.

 

Vamos supor que sua última refeição tenha sido às 21hs e que se levante às 6hs. Isso quer dizer que seu copo não recebe combustível, energia há 9 horas. Se você ainda sai de casa sem se alimentar esse período será ampliado para dez, onze ou mesmo 15 horas se você for almoçar ao meio dia. São quinze horas sem se alimentar!

 

Vejamos um exemplo. Se você vai fazer uma viagem de carro, você abastece o carro antes iniciar a viagem ou quando chega ao destino? Antes não é mesmo? Então por que iniciar o dia sem combustível? Se um carro funcionasse como nosso corpo e isso fosse feito, chegaríamos ao destino sem portas, sem teto. Porque é isso que fazemos, consumimos os nossos músculos para podermos sustentar o corpo. Sim, para usarmos nossa gordura estocada precisamos de carboidratos, mas sem alimentação depois de dez horas nossos estoques de carboidrato já se esgotaram. A saída é usar proteínas, que estão nos músculos.

O que mais ouço quando oriento para que o café da manhã seja adotado é: “Ah, mas eu tenho enjoo. ” “ Não consigo”. “Não tenho tempo. ” “Não, não, pela manhã tenho o hábito de não comer. ”

 

Existe uma resistência muito grande em mudar. Claro que isso tudo pode ser mudado. Não existe a menor dúvida disso. Mas essas desculpas são ditas com tanta certeza que a pessoa não vê alternativa nenhuma. Muitas vezes isso ocorre porque assim a culpa da obesidade, da diabetes, da dor de estômago, dos gastos excessivos com alimentos fora de casa, do atraso, não são da pessoa. Ela não tem culpa, pois tem enjoo, não consegue, não tem tempo, não tem o hábito. Como se cada uma dessas atitudes não estivesse sob seu domínio. Mas estão. Simples assim.

Cada um de nós é capaz de decidir e mudar. Se você acha difícil mudar algum hábito alimentar errado pense: o que você perde se conseguir mudar? Agora pense: o que você ganha se conseguir mudar?

Encontrou uma resposta? Avalie a sua perda e o seu ganho. Agora é só decidir.

 

Dra. Ivani Manzzo

Health Coach & Exercise Physiologist

www.myclickcoach.com

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves