My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

POR QUE NÃO POSSO FICAR EM JEJUM GASTANDO AS MINHAS RESERVAS DE GORDURA?

May 20, 2015

 

Todos já ouviram um nutricionista aconselhar, e hoje em dia os leigos também falam, que não podemos ficar em jejum por muito tempo e que devemos nos alimentar de três em três horas.

Quem já fez Health Coaching comigo ouviu muitas vezes: “ Ficar em jejum prolongado é a melhor maneira de se tornar um obeso! ”

Mas por que? Já que eu não estou comendo...devo estar emagrecendo. NÃO. Se você não está comendo você está estressando seu organismo e ele vai responder a esse estímulo de forma a manter a vida. Sim é isso. Manter a vida. Quando falta energia o corpo precisa encontrar uma forma de se manter vivo com pouca comida.

Imagine que você está dirigindo por uma estrada, o combustível do carro está acabando. O que você pensaria em fazer até chegar ao próximo posto ou tentar chegar ao próximo posto? Economizar combustível certo? Não vai acelerar mais que o necessário e até reduz a velocidade média e se houve uma ladeira aproveita a inclinação. Pois bem, o corpo também vai tentar economizar o que existe estocado e o que está estocado é gordura. Então cada vez mais as vias metabólicas que conduzem à quebra da gordura ficam mais lentas. Isso quer dizer seu metabolismo irá diminuir. O que acaba acontecendo é que você precisa de menos energia para viver. E se continuar comendo a mesma coisa, vai sobrar energia e você vai estocar cada vez mais.

Outra coisa que o jejum estimula no organismo é um aumento da capacidade de absorver nutrientes. Explicando melhor significa dizer que a pessoa que fica em jejum prolongado irá induzir seu corpo a retirar mais energia e nutrientes dos alimentos ingeridos que aquele que se alimenta regularmente.

Tudo isso resulta em gastar menos, absorver mais e claro o resultado final será...OBESIDADE. Simples assim!

O corpo aprende a economizar para se manter vivo. E isso se instala no organismo. A partir desse ponto se torna verdadeira a frase: “Tudo que eu como engorda. ” Não posso passar um pouquinho da minha dieta que já ganho em um dia tudo que perdi em uma semana. ”  A explicação é essa, seu corpo está se adaptando para gastar cada vez menos, pois você não o está alimentando muito bem, não é mesmo?

Mas nem tudo está perdido. Há uma forma de tudo isso ser revertido. EXERCÍCIO. Por meio de exercícios bem estruturados e bem prescritos é possível estimular o organismo a usar a gordura e aos poucos ir aumentando o seu gasto energético. Claro que para que tudo ocorra de forma saudável, além dos exercícios, você deverá aprender a se alimentar corretamente e a escolher seus alimentos. Esse é o objetivo do PERSONAL NUTRITION GROUP - PNG®.   Se você tem alguma dificuldade, se precisa de ajuda, nosso trabalho é esse. Ajudar você a ter mais saúde, mais disposição.

Dra. Ivani Manzzo

Health Coach

www.myclickcoach.com

ivani@myclickcoach.com

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves