My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

AFINAL, QUAL É O EXERCÍCIO MAIS ADEQUADO PARA EMAGRECIMENTO?

May 12, 2015

 

 

 

Bem, eu poderia responder fundamentando e citando vários artigos que indicam exercícios mais ou menos eficientes para a diminuição de gordura corporal, mas não vou fazer isso. Não que os trabalhos estejam errados, de forma alguma. Mas os trabalhos são feitos em condições que na maioria das vezes não se repete facilmente no dia a dia e na minha opinião a maior divergência é que nem todo mundo gosta dos mesmos exercícios. Simples assim! Não adianta nada o melhor exercício para emagrecimento ser dar dez pulinhos de manhã, dez na hora do almoço e mais dez a noite, se a pessoa não gosta de pular! Ela irá fazer um dia, uma semana e depois...não fará mais. Durante anos meus alunos me questionaram a respeito de qual exercício indicar para o emagrecimento. A minha resposta não os agradava muito, porque não se pode escolher por quem irá fazer o exercício. O professor deverá entender o perfil do seu aluno entre outras muitas coisas, para poder indicar o exercício que melhor convém.

Neste momento eu vou defender um tipo de exercício que muito me agrada e que gosto de indicar, mas lembre-se sempre que gosto não se discute. Pedalar! Mas por que pedalar! Em primeiro lugar porque é muito bom...mas isso não para todos não é mesmo? Então vamos falar sério. A bicicleta proporciona uma situação para o indivíduo obeso ou sobre peso muito interessante. É o que podemos chamar de exercício com peso sustentado. Isso quer dizer que parte do peso da pessoa estará sendo sustentada pelo equipamento. Perfeito, porque um dos grandes problemas do indivíduo obeso ou com sobrepeso é a sobrecarga articular e ligamentar. O estresse promovido nas articulações é enorme durante o exercício e com o excesso de peso os danos articulares são maiores e mais precoces.

Outro ponto interessante é que pedalar traz um ótimo condicionamento cardiovascular. E para dar o toque final, pedalando você consegue facilmente fazer um treino, ou sessão de exercícios, intervalado. Esse tipo de exercício é excelente para acelerar a utilização da gordura corporal como fonte de energia e assim promover o emagrecimento. Para deixar ainda mais interessante, existem grupos de “bikers” que fazem passeios a noite pelas cidades, no final de semana por trilhas. Ainda existem passeios mais ou menos difíceis e dessa forma os iniciantes podem facilmente encontrar um que agrade. Além do exercício uma grande oportunidade de conhecer lugares, fazer amizades e conviver com a natureza. Tudo de bom. Então, bora pedalar? 

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload