My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

MENOPAUSA, UMA (OPORTUNIDADE DE) MUDANÇA!

May 5, 2015

 

A menopausa é um período difícil para a mulher. É aquele no qual a maioria já tem filhos autossuficientes, emprego, reconhecimento, mas ao mesmo tempo as coisas começam a mudar. A pele se torna mais fina, mais mole. A barriguinha aparece mais, o acúmulo de gordura pode aumentar, os cabelos precisam ser pintados com mais frequência não apenas para mudar o visual, mas porque aquela raiz branca realmente incomoda muito. Além desses aspectos vamos dizer sociais e ligados a vaidade, há aquelas ondas de calor, o suor noturno, uma moleza que não se sabe de onde vem e se vai partir. Você acorda no dia seguinte com cara de anteontem! Mas o dia está presente inteirinho com suas 24horas, para serem vividas e trabalhadas. Sim há tratamentos, mas beleza fica diferente, num mundo que valoriza um padrão. Nesse momento a mulher está saindo do padrão e não tem volta. É preciso se gostar muito, se valorizar, se olhar e entender que há muita coisa boa que a maturidade traz.

Uma das alternativas está em investir em si mesma, mais um pouco... A literatura científica traz algumas ideias do que se pode fazer sem os riscos desconhecidos da reposição hormonal, sem os riscos das plásticas doloridas e das aplicações temporárias. Os exercícios e a alimentação podem trazer melhora no bem estar, na autoestima, no humor e sim no depósito de gordura corporal. Um recente estudo de revisão teve como objetivo avaliar os efeitos dos exercícios e da nutrição sobre a alteração de peso corporal e depósito de gordura em mulheres durante a menopausa. É sabido que durante esse período pode ocorrer um maior acúmulo de gordura central devido a diminuição dos estrogênios. Os estudos mostraram que é possível minimizar o depósito de gordura nesse período com o auxílio de exercícios e controle da nutrição. Foram examinados também dois estudos que mostraram uma diminuição no depósito de gordura abdominal por ação de exercícios.

Assim, investir em você que tanto fez pelos filhos, pela empresa, pela família é talvez o melhor a ser feito neste momento.

Dra. Ivani Manzzo

www.myclickcoach.com

ivani@myclickcoach.com

 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Lifestyle+Interventions+Targeting+Body+Weight+Changes+during+the+Menopause+Transition%3A+A+Systematic+Review

 

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload