My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

POR QUE ALGUMAS PESSOAS NÃO GOSTAM DE FAZER EXERCÍCIOS?

April 24, 2015

 

Esta é uma pergunta que muitos professores de educação física, médicos, fisioterapeutas fazem. Não sei se estou certa, mas na minha opinião o motivo começa bem cedinho na vida das pessoas. E a resposta para mim é simples. Porque não sabem. Não aprenderam. Simples assim. Acredito que exista uma relação muito grande com saber executar o movimento.  Se o pai ou a mãe praticam atividade física os filhos têm 50% de possibilidade de praticarem também. Se o pai e a mãe praticam atividade física a possibilidade sobe para 90%.

Se se pensarmos um pouco, mesmo aqueles que gostam de fazer exercícios têm suas preferências. Por exemplo, uma pessoa que seja um bom ciclista, que pedale com facilidade, mas que não saiba nadar bem. Nunca ouvi uma pessoa nessa condição dizer: gosto de nadar tanto quanto de pedalar!  E se falarmos de uma atividade que não necessariamente é feita por atletas ou praticantes amadores. A dança! O que você imagina que vai ouvir se convidar uma pessoa, que não tem a menor coordenação e jeito, para dançar? Alguém pode acreditar que quem não sabe dançar goste de sair para dançar? Acho que não.

Então, na minha opinião as pessoas que não gostam de fazer exercícios não gostam porque não sabem fazer. Não aprenderam a movimentar o corpo de maneira adequada e com desenvoltura. Desde crianças. Assim, as atividades ficam chatas e árduas. Acreditem nós gostamos de fazer aquilo que aprendemos a fazer e fazemos bem.

O bom disso tudo é que sempre é tempo de aprender. O aprendizado não será tão fácil e rápido como quando somos crianças, mas podemos aprender. Nesse ponto o bom professor de educação física tem uma importância inimaginável em ensinar, corrigir e ajudar a melhorar seu aluno.

A partir daí... saúde, bem estar, emagrecimento, melhora na circulação sanguínea, regulação na pressão arterial, melhora na captação de oxigênio, melhora na qualidade do sono, aumento no limiar de dor, mais força muscular, melhora na flexibilidade, diminuição da possibilidade de quedas nos idosos, melhora no humor, diminuição da depressão, diminuição do colesterol e outros lipídeos sanguíneos, manutenção da glicemia, diminuição da possiblidade de diabetes tipo II, melhora cardiovascular, aumento no nível de atenção e aprendizado, melhora na memória, melhora na disposição física, melhora na postura, diminuição de dores nas costas...nossa muito não acham? Então vamos ensinar e assim aprender.

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload