My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

SUPLEMENTOS, AGENTES ERGOGÊNICOS OU SUAR A CAMISA?

April 21, 2015

 

A prática esportiva hoje é bem difundida e seus benefícios são conhecidos também. A maioria das pessoas tem conhecimento da necessidade de um bom profissional para o aprendizado e orientação, prevenindo lesões e melhorando o desempenho e a saúde.

O desempenho tem sido alvo não só dos praticantes mas também dos treinadores. Com isso o uso de suplementos alimentares e substâncias para melhora do desempenho se estabeleceram são chamados agentes ergogênicos.

Nesse ponto começam os riscos. Todos precisam de suplementos? A quantidade de suplementos é a mesma para todos, para todas as modalidades, para todas as idades? No rótulo não há distinção de idade, sexo, nível de treinamento. Cada um tem uma receita, uma forma de tomar, um horário específico e isso passa de boca em boca entre os praticantes e até treinadores.

A realidade é que estudos indicam que muitos são prejudiciais e se não forem usados de forma correta todos podem, em algum grau, ter efeito negativo.

Como saber o que deve ser feito? Claro o profissional mais indicado é um nutricionista. Mas vamos ter uma ideia do que significa.

O conceito de que o corpo absorve o que precisa é errado, pois se fosse verdade não absorveria veneno, não é mesmo? Ninguém precisa de veneno, no entanto se ingerido será absorvido, o corpo não distingue e morre.

Da mesma forma não distingue a quantidade e tipo de suplementos e agentes de melhoria de desempenho. Resultado: o corpo absorve e precisa “jogar fora” o que não será usado trazendo sobrecarga para os rins e fígado. Em longo prazo as consequências são muito ruins.

Alguns tem nomes tão complicados que deixamos de lado e usamos o apelido! Muito mais fácil claro! Por exemplo, Jack 3-D e não 1,3-dimethylamylamine! Com esse nome muitos ficariam assustados e iriam desconfiar da verdade. Isso faz mal! Mas com esse nome, esse apelido, o seu perigo passa despercebido e muitos aderem ao seu uso. Estudos mostram que essa substância já causou a morte de muitos atletas e esportistas amadores.

Seria interessante verificar o objetivo do treino, por que eu quero aprender uma modalidade ou treinar?

Então se a ideia é fazer exercício, aprender a modalidade, ganhar saúde, então vamos suar a camisa?

Profa. Dra. Ivani Manzzo

Personal Health Coach e Fisiologista do Exercício

ivani@myclickcoah.com

www.myclickcoach.com

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload