My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

Três meses de exercícios aeróbios regulares, em pacientes com obesidade promoveu melhorias na saúde dessas pacientes.

February 12, 2015

Physiol Res. 2014;63 Suppl 2:S299-308.

Three months of regular aerobic exercise in patients with obesity improve systemic subclinical inflammation without major influence on blood pressure and endocrine production of subcutaneous fat.

Trachta P1, Drápalová J, Kaválková P, Toušková V, Cinkajzlová A, Lacinová Z, Matoulek M, Zelinka T, Widimský J Jr, Mráz M, Haluzík M.

 

Um estudo publicado na revista Physiological Research em março de 2014 traz resultados animadores sobre a ação do exercício sobre a obesidade e suas consequências. Nesse estudo foram avaliados os efeitos do exercício aeróbio regular. Os efeitos foram analisados com relação parâmetros antropométricos, bioquímicos, hormonais e expressão do RNAm.

O grupo experimental era constituído por 15 mulheres obesas com pressão arterial elevada que foram submetidas a prática de exercícios aeróbios 3 vezes por semana, por 30 minutos durante 3 meses. Outras 15 mulheres saudáveis sem histórico de hipertensão, diabetes e obesidade formaram o grupo controle.

O achado mais importante deste estudo é que três meses de exercício aeróbico regular reduziu significativamente o peso corporal e gordura corporal, a inflamação subclínica sistêmica e resistência à insulina, sem ter um grande efeito sobre a função endócrina do tecido adiposo, a pressão arterial ou os níveis de lipídeos circulantes.

 E tão importante quanto os achados descritos é que se apenas 30 minutos de exercícios três vezes por semana, são capazes de auxiliar na melhora da porcentagem de gordura corporal e na inflamação, para que os efeitos ocorram também sobre a pressão arterial a continuidade e um pequeno aumento podem ser a solução. Vale lembrar que as mulheres estavam usando medicamento para a manutenção da pressão arterial o que pode ter influenciado no resultado.

 

Please reload

Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato

©2015 by My Click Coach LLC

Criado e desenvolvido por Patricia Retamero Alves