My Click Coach Miami
My Click Coach Brasil

Seja um assinante e receba gratuitamente nossas dicas e informações.

É seguro usar hormônio do crescimento (GH) para emagrecimento?



Atualmente, a utilização de hormônios tem ocupado grande destaque. Um dos “queridinhos” é o hormônio do crescimento conhecido pela sigla GH (growth hormone). Esse hormônio maravilhoso é produzido pela glândula hipófise que fica na base do nosso cérebro, dentro da caixa craniana. Ele é produzido em maior quantidade na infância e na adolescência e vai lentamente diminuindo até o envelhecimento.

Ele é responsável pelo crescimento do organismo como o próprio nome diz, mas não é apenas isso. Ele estimula a produção de proteínas na maioria das células e esse é um dos motivos dele ser tão amado. Sabe aquela pele firme típica dos jovens? Em grande parte, é o GH que estimula a produção do famoso colágeno deixando a pele mais firme. Ao mesmo tempo, ele também estimula a produção de proteínas nos músculos, e claro isso deixa os músculos maiores e mais fortes. E agora a cereja do bolo! Esse hormônio diminui a gordura do corpo!!!!! Nossa parece a oitava maravilha do mundo não acham? O que será que poderá ocorrer se ele for usado em doses maiores que as doses naturais? Quero dizer, o que pode acontecer com o uso desse hormônio sem que a pessoa seja deficiente na sua produção?

Para que esse hormônio atue ele também promove algumas alterações importantes no corpo. Já que ele diminui a gordura corporal, ele tem que estimular seu uso correto? Para isso ele joga a gordura no sangue. Em doses elevadas isso pode acarretar em acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e promover infartos e acidentes vasculares. Outra alteração é o aumento da quantidade de glicose no sangue. Como esse hormônio estimula o uso da gordura, acaba sobrando mais glicose na corrente sanguínea o que pode desencadear Diabetes tipo II. E, mais um dos efeitos ruins é a acromegalia. Nome estranho para dizer que alguns ossos do corpo crescem. Isso ocorre principalmente no rosto, mãos e pés. Vocês se lembram daquele personagem de desenho animado o Sherek? Pois ele foi inspirado em um pugilista que tinha acromegalia! Se você for curioso, faça uma busca no Google imagens e digite Sana/Sherek. Você verá a imagem dessa pessoa que teve acromegalia por ter um tumor na glândula hipófise e que por isso produziu muito GH.

Mas, existe alguma coisa que possa ser feita para estimular a produção desse hormônio naturalmente? O GH é liberado principalmente em duas situações. Sono e exercício. Durante o sono, uma hora depois de atingirmos um sono profundo (e no escuro) e durante os exercícios exaustivos. Outra coisa que influencia é a alimentação. A verdade é que o tripé, sono – exercício – boa alimentação é o segredo para estimular a produção de GH e de manutenção da saúde.


Dra. Ivani Manzzo

Dra. Ivani Manzo é PhD em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP - EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Lecionou em Universidades por mais de 20 anos e há 10 anos auxilia as pessoas a terem mais saúde e qualidade de vida, prescrevendo exercícios e orientando a alimentação. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde trabalha e ministra palestras. Devido   a sua ajuda especialmente a comunidade brasileira, teve seu trabalho reconhecido sendo premiada como Notável da Flórida do ano de 2016. 

Leia mais aqui

Artigos Recentes
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Classic
Entre em Contato